
Boa Tarde:
Após o jogo deste fim de semana venho escrever sobre um tema algo delicado mas sempre na moda " OS TREINADORES DE BANCADA ". Todos nós o somos como é óbvio, mas há os que estudam e continuam a estudar para isso, tentando estar sempre actualizados, e há os que gostam de dar palpites, indicações e repetem o que ouvem dos outros. Eu até gosto que dêem opiniões, é sempre importante, mas dai até tentar interferir com o jogo é outra coisa.
Pessoalmente até tenho uma visão bastante positiva sobre esses mesmo TREINADORES, mas VALOR, têm os TREINADORES DE BANCO com 10 pessoas ao lado, junto da linha lateral, e que tomam decisões, bem ou mal.
Eu também já o fui, ( de bancada ), mas dar indicações para dentro de campo, não. Dizer como deve jogar A, B, ou C, nunca. Infelizmente situações destas acontecem em todos os jogos em todos os campos, desde as escolas de formação até aos veteranos.

Alguns desses jovens, acatam as ordens que alguém lhes vai dando, porque é o pai ou mãe, avô ou avó, tio ou tia, etc...com isto as equipas ficam descoordenadas e desorganizadas, pois ficam uns a remar para cada lado.
Eu fiz uma pesquisa na enciclopédia (www.wikipedia.org)e coloco aqui os significados de cada uma das palavras " treinador " e " bancada ":
* Bancada: “A bancada é um móvel maciço sobre o qual os artesãos podem fixar materiais e trabalhá-los em melhores condições. Muito utilizado em actividades de carpintaria.”

O treino exige o conhecimento de tácticas e estratégias de jogo e também de competição, normalmente envolvendo a elaboração de esquemas, substituição de jogadores e outras acções dentro e fora do campo. A grande maioria dos treinadores são ex-jogadores da modalidade em que estão envolvidos, tendo ou não formação académica.”
Se juntarmos estas duas definições podemos ter algo parecido com isto, " pessoa responsável pela coordenação e direcção das actividades de uma equipa ou apenas um atleta, sentada num móvel maciço, onde podem fixar materiais e trabalhá-los em melhores condições! "
Como costumamos dizer aqui em Portugal, um " TREINADOR DE BANCADA " é alguém ( ou algumas ), apoiante da sua equipa, que manda os seus BITAITES para o ar com toda a convicção, para que o “Técnico” ouça e lhe faça a “vontade” de realizar qualquer tipo de alteração consoante a vontade do mesmo!
Eu não sou contra esses mesmos treinadores, já que sem eles o futebol não seria a mesma coisa, as segundas-feiras seriam mórbidas, ninguém discutia com ninguém!
Um treinador é mais que um pai, avô ou tio para os atletas, pois é ele que sabe quais as suas capacidades físicas, psicológicas, técnicas e tácticas, para o poder colocar no sitio certo para fazer as coisas certas! Coisas estas que os TREINADORES DE BANCADA não observam, pois quando chegam ao jogo já tudo está trabalho, ou mecanizado e melhor ainda aprendido pelos atletas!
Nós TREINADORES DE BANCO ( Técnicos )também erramos, porque como é óbvio toda a gente erra, mas quando o fazemos assumimos perante o grupo explicando o porque das decisões e porque correu mal, mas nós podemos fazê-lo, já que somos nomeados para isso. Agora quando corre bem é tudo muito lindo e é só sorrisos, mas se algo falha, uiiii, meu Deus...nem vale a pena falar sobre isso.

" O MUNDO DO TREINADOR DE BANCO É BASTANTE DIFÍCIL...MAS HÁ OS QUE LIDAM BEM COM ISSO E OS QUE SE DEIXAM DERROTAR, EU PESSOALMENTE SOU DOS QUE LIDA BEM COM ISSO. "
Um abraço para todos e por favor não interpretem mal o que escrevi, já que considero isto uma crítica construtiva.
Pedro Fonseca
0 comentários:
Enviar um comentário