Para que os nossos visitantes tenham uma melhor visualização deste Blogue aconselho a utilização do Firefox ou Safari.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Deco - O melhor médio centro no activo - Deco - The best middlefield playing

Olá amigos:

Eu tinha que abrir um post sobre Anderson Luis de Souza, mais conhecido como DECO.

E faço isso porque tenho ficado encantado com o que tenho visto dele nos últimos jogos ao serviço do Chelsea e da selecção nacional.

Não acompanhei tanto enquanto ao serviço do Barcelona mas nos anos que esteve no Porto assim como agora no Chelsea não falho um.

E Faz-me alguma confusão quando um treinador com o Frank Rijkaard afirma que não tem lugar para ele ( DECO ), e eu fico a pensar, será que Iniesta, Xavi, Rafael Márquez etc..., têm mais qualidade???

Não há dúvidas que são grandes jogadores mas...com a qualidade do mágico, nem por isso.

A facilidade com que defende, a mesma ou melhor com que ataca, a qualidade de passe, um gesto de corpo, o jogo com os dois pés, a recepção de bola que com o 1º toque o adversário já ficou para trás, tudo isto junto é uma mistura explosiva da arte de bem jogar futebol.

Para mim a seguir ao Maradona e Zidane é sem duvida o melhor médio do Mundo, e ainda no activo.

Deixo aqui algums artigos interessante sobre ele.

O que disse Platini:


" Platini: «Bola de Ouro devia ser para Deco»
Michel Platini considera que a Bola de Ouro devia ser para Deco.

"Atribuiria o troféu da France Football a Deco, tendo em conta o que ele ganhou este ano. Este é o único critério válido para decidir quem o merece", avançou o ex-internacional francês.

Platini foi galardoado em 1983, 84 e 85 com este prémio da revista francesa que distingue, anualmente, o melhor jogador a actuar na Europa.

O médio luso-brasileiro, vice-campeão da Europa com a selecção portuguesa, conquistou a Liga dos Campeões ao serviço do FC Porto, sagrando-se igualmente campeão nacional, antes de ser transferir para o FC Barcelona, que lidera o campeonato espanhol.
INTERNACIONAL PORTUGUÊS GANHOU TUDO EM 2004.

Nem Ronaldinho, nem Henry, nem Shevchenko. Favoritos claros à conquista da Bola de Ouro - galardão outorgado pela revista "France Football" -, mesmo assim os componentes deste trio de sucesso, que ainda anteontem foram indigitados para o Jogador do Ano FIFA, não recolhem a unanimidade das opiniões, sendo uma das dissonantes a voz de Michel Platini, que coleccionou três troféus semelhantes em meados da década de 80 (1983, 1984 e 1985), aquando da passagem pela Juventus, clube onde saltou, em definitivo, para o estrelato.

"Eu daria a Bola de Ouro a Deco, por tudo o que ele conquistou este ano", referiu Platini, aludindo aos triunfos do médio, hoje no Barcelona, na SuperLiga e Liga dos Campeões, então ainda ao serviço do FC Porto.

E, numa altura em que se questionam alguns critérios de avaliação rumo à atribuição de galardões similares, o hoje vice-presidente da Federação Francesa e membro dos Comités Executivos de UEFA e FIFA refere: "Levar em conta o que se venceu no decorrer de um ano é o único critério válido para decidir quem merece a Bola de Ouro."

Alguma frases de DECO:

"Já joguei várias vezes com o Real Madrid, mas quando estou em campo não reparo muito nos adversários. O único jogador que me encanta realmente é Zidane".

"Tenho experiência de jogar muitos clássicos no futebol português, ao serviço do FC Porto. Nos jogos com o Benfica, ganhei quase sempre".

"Não sou jogador de marcar muitos golos, tal como Ronaldinho. Sou mais de passar a bola. Na época passada, fiz oito ou nove assistências na Liga dos Campeões e marquei só dois ou três golos".

"Na luta pela Bola de Ouro, tenho a meu favor o facto de ter estado sempre bem nos momentos decisivos, desde os quartos-de-final até à final, mas uma decisão destas é sempre difícil de tomar".

"Penso que Ronaldinho fez grandes exibições, mas o facto de não ter ganho nada no Barcelona reduz as suas hipóteses de ganhar a Bola de Ouro. Shevchenko marcou muitos golos numa equipa defensiva como o Milan e tem muito mérito"

O que dizem sobre ele:

" O Maradoninha já era um génio. Um talento puro. Tinha uma personalidade muito forte e em campo era a inteligência em movimento. Um garoto frazino mas com uma capacidade técnica invulgar. Todos os desiquilibrios saiam dos seus pés. Um verdadeiro n.º10. Ja naltura era esse o número da sua camisola. Não havia adversario que nao tivesse a preocupação de o marcar individualmente. Foi do melhor que me passou pelas maões até hoje. Qualquer jogador podia faltar ao jogo... menos o Marodoninha!"

Ligio de Carvalho, treinador de Deco no Guarani



" A não contratação de Deco por parte do Sport Lisboa e Benfica foi um erro histórico para o meu clube".

Antomio Simões, director-desportivo do Benfica.



"Hoje é um dos melhores jogadores do mundo e eu tenho o prazer de dizer que passou pelo Salgueiros".

Jose Antonio Linhares, presidente do Salgueiros".



"Deco é nome de de craque, é sinonimo de vencedor. Um artista que ao serviço do colectivo espalha arte nos estádios"

Fernado Santos, o seu primeiro teinador no F.C.Porto



"Quando 'a coisa esta preta' emergem os que assumem os riscos e as responsabilidades, os que dizem 'dá cá a bola que eu resolvo', como é o seu caso. Para mim, Deco é ' O CORAJOSO'! ".

José Mourinho, treinador dele nos ultimos anos com o dragão ao peito.



" A minha opção pelo Deco teve a ver com a sua qualidade tecnica, a sua conduta profissional e a sua vicada determindação em alcançar os objectivos".

Luiz Filipe Scolari, Seleccionador Nacional.



"DECO não tem as mesmas caracteristcas de Oliveira e Madjer, mas tem a mesma arte a tratar a bola. Mais completo, Deco faz 'milagres', marca livres, e joga praticamente no campo tudo. Tem deliciado os adeptos de toda a Europa e é o mais 'cobiçado' jogador do FC Porto. Faz a transição da década de 90 para o novo século e transformou-se num idolo dos adeptos azuis e brancos."

Julio Magalhães, jornalista


"Embora muitas vezes me solicitem, não é usual prefaciar um livro, mas há ocasiões em que temos de abrir excepções e esta é uma delas. Faço-o, não pela magia do futebol do Deco, nao pela forma como nos encanta com as sua jogadas, nao pelo contributo precioso que tem dado nas vitorias do nosso FC Porto.

Faço-o sim, pela admiração que tenho pelo Homem - Anderson Luíz de Souza - e pela sua forma de estar no futebole na vida. Tem talento «às carradas», nao assume no campo o pseudo estatuto de idolo com pes de barro, mas o de apenas um dos onze que lutam pelo mesmo ideal. Conheci-o e passei a admirá-lo no Alverca e no Salgueiros. Tentei contratá-lo e antes de se concretizar a «operação», porque me dizia o seu representante e amigo Jorge Mendes que o Deco punha em dúvida o interesse imediato do FC Porto, convidei-o para jantar comigo e assim sentir o meu real interesse.

A sua simplicidade, a sua determinação, a forma como ouviu algumas indicações que lhe dei e que pensava serem uteis, impressionaram vivamente. Pressenti o seu sucesso, compreendi a sua personalidade e entendi a sua paixão pelo futebol. Por tudo o que ja fez, pelo muito que acredito vai ainda realizar, sinto uma grande felicidade, não so como seu presidente, mas mais como seu admirador e amigo".

Jorge Nuno Pinto da Costa, num prefácio que fez no livro do Deco

Diamante

Energético

Companheiro

Organizador

Para todos os médios centros reflectirem

Um abraço


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem nos visita...