Para que os nossos visitantes tenham uma melhor visualização deste Blogue aconselho a utilização do Firefox ou Safari.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Porque mudam o sistema táctico? - Why they change tactics?



Olá amigos, isto não tem nada a vêr com o Pedras Rubras, mas sim com o futebol em geral.

Ontem assisti a um jogo de futebol pela televisão que me deixou a pensar.

??? - Porque mudou o treinador o seu sistema táctico para um 4-4-2, quando durante toda a época toda trabalha o 4-3-3 - ???

Eu como treinador preocupo-me em dar rotinas de jogo à minha equipa, e isto dá imenso trabalho, essas mesmas rotinas não se conseguem numa semana, e isso é elaborado mediante o sistema táctico que utilizo.

Todas essa rotinas, como as transiçoes ofensivas e defensiva, pressão sobre a zona da bola após a perca da mesma e mediante o local onde essa perda aconteceu, a movimentação e ocupação do espaço mediante a localização da bola, etc...etc...demoram meses até se conseguir algo.

Eu quando vou para um jogo de futebol com a minha equipa e mesmo sabendo como joga a equipa contrária, entro em campo sempre da mesma maneira. - porquê??? - Porque é assim que a minha equipa está automatizada, é assim que ela está habituada a trabalhar, é assim que ela sabe jogar. Posso é dar mais ou menos liberdade a alguns jogadores, por exemplo: - obrigar os médios alas a recuperar mais, fazendo as coberturas defensivas, não dar liberdade aos laterais, deixar sempre um médio defensivo mais fixo, etc...etc...Eu também mudo como é óbvio, mas isso poderá acontecer durante o jogo e mediante o resultado mas, sempre como ultimo recurso.

A humilhação do F.C.Porto ontem em Londres deveu-se a isso, falta de rotinas dentro do sistema táctico que utilizou e já não é a primeira vez que acontece. Foi uma equipa encolhida perante um Arsenal que também entrou um pouco receoso, mas cedo viu que não haveria necessidade para tal, e com tanta passividade do opositor foi muito fácil fazer o jogo como bem entendeu, podendo essa humilhação ter sido bem pior.

Isto que aconteceu ontem, acontece imensas vezes com imensas equipas, mas essas mesmas equipas para ganhar um jogo tem que se impôr ou pelo menos tentar, e para isso poder acontecer tem que jogar o futebol que sabe, o futebol que treina arduamente todos os dias.

Isto é só a minha opinião e sei que vai haver muita gente a discordar dela, mas deixo-vos uma frase que ouvi nos meus primeiros meses como treinador de futebol e que me ficou guardada e bem guardada.

" O JOGO É O COMPLEMENTO DO TREINO "

abraço a todos

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem nos visita...