Para que os nossos visitantes tenham uma melhor visualização deste Blogue aconselho a utilização do Firefox ou Safari.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Estou preocupado...- I am worried...



Depois de ler esta noticia que passo a transcrever na integra, fiquei preocupado com o futebol de formação no nosso pais.

"Português pode se tornar liga de brasileiros, aponta estudo

Os jogadores de futebol portugueses podem ser ameaçados pela crescente entrada de jogadores estrangeiros no país, na maioria brasileiros, que actualmente representam 53,7% da primeira divisão, segundo um dos autores do “Estudo demográfico dos futebolistas na Europa”. “Há o risco de ser abandonada a formação de jogadores portugueses e de vir a tornar-se numa liga suplementar para jogadores brasileiros”, disse à Agência Lusa Raffaele Poli.

Para ele, “Portugal continua a exportar muito bons jogadores para as cinco melhores ligas europeias (Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália e França), actualmente tem 34 e é o quinto país mais representado, atrás do Brasil (139), Argentina (95), França (85) e Holanda (36)”.

Segundo o docente da Universidade de Neuchâtel e Lausanne, na Suíça, “o mecanismo é que os jogadores portugueses mais talentosos vão para o exterior e são substituídos por jogadores brasileiros mais medíocres”. “Em Portugal, o recrutamento de jogadores no exterior está orientado para o Brasil (137 jogadores), empregando profissionais experientes e por relativamente pouco tempo”, explicou à Poli, que juntamente com Loïc Ravenel da Universidade de Franche-Comté (França), fundou o Observatório dos Jogadores Profissionais de Futebol (OJPF) e desenvolveu o estudo.

Estrangeiros
A pesquisa, que integra dados referentes a Outubro de 2008, abrange 11.015 jogadores, de 456 clubes, de 30 ligas europeias. No caso português, dos 393 jogadores, 53,7% (211) são estrangeiros, sendo que a maioria é composta por brasileiros (137), seguidos pelos argentinos (15) e franceses (9).

O número de jogadores estrangeiros que actuam em Portugal “aumentou significativamente” entre 2003 e 2008, segundo a pesquisa, que coloca o Português na segunda posição do ranking dos campeonatos com maior percentagem de estrangeiros, sendo apenas superado pelo Inglês, com 59,1%. No entanto, mais de metade dos jogadores que actuam na Inglaterra são internacionais (64,8%), enquanto em Portugal apenas cerca de um quinto (18,3%) já alinhou pelas respectivas selecções.

Clubes
Na análise por clubes do Observatório dos Jogadores Profissionais de Futebol, os ingleses do Arsenal, com 91,7% dos jogadores estrangeiros, lideram a tabela.

Dentre os portugueses, está o Belenenses, na 11ª posição com (72%), Benfica, 12º (70,4%), Naval, 15º (69,6%), Sporting de Braga, 21º (66,7%), Porto, 26º (65,4%), Nacional, 31º (64%), e Vitória de Setúbal, 33º (63,6%). O Rio Ave é o clube da primeira divisão com menor percentagem de estrangeiros: 29,2%.

Segundo o mesmo estudo, no sentido inverso, Portugal é o quinto país mais exportador de futebolistas, com 121 jogadores actuando em campeonatos europeus, apenas atrás de Brasil (551 jogadores), França (233), Argentina (222) e Sérvia (192). Também neste ponto Portugal registra um crescimento acentuado nos últimos cinco anos, aumentando em 88 o número de jogadores exportados, num ranking em que é apenas superado pelo Brasil, mais 231 imigrantes, e pela França, mais 97.

Uma forte contribuição nesse sentido resulta da imigração para a Roménia, onde Portugal é a nação mais representada, com 30 jogadores, um número que para Poli “é surpreendente e difícil de perceber”. Na Espanha, com 18 atletas, e na Bulgária, com 8, os jogadores portugueses constituem o terceiro contingente.

Além dos números de jogadores nacionais e estrangeiros por campeonato, o primeiro estudo demográfico do OJPF conclui ainda que os jogadores da divisão de elite do futebol luso apresentam a média de altura mais baixa da Europa (1,8 metros), e têm em média 26 anos, sendo a sétima classificada no ranking de idades."

Da Agência Lusa

© 2003-2008 Jornal Mundo Lusíada - Todos os direitos reservados.


Então fui mais longe ainda na minha pesquisa e andei pela formação dos clubes portugueses a disputar os campeonatos nacionais de Juniores A e B e encontrei mais isto:


Juniores A

Porto - 5 Brasileiros, 1 Venezuelano, 1 Checo
Braga - 1 Haiti, 1 Guiné-Bissau
Guimarães - 2 Guiné-Bissau, 1 Brasileiro, 1 Angolano
Leixões - 0 Estrangeiros
Merelinense - 0 Estrangeiros
Boavista - 0 Estrangeiros
Gil Vicente - 1 Suíço, 1 Coreano
Gondomar - 1 Brasileiro
Vizela - 1 Brasileiro, 1 Angolano
Famalicão - 0 Estrangeiros
Penafiel - 1 Brasileiro
Académica - 1 Brasileiro, 1 Guiné-Bissau
Rio Ave - 2 Brasileiros, 2 Venezuelanos
Candal - 1 Brasileiro, 1 Angolano
Beira - Mar - 1 Brasileiro, 1 Senegalês
Infesta - 1 Angolano
Sporting - 2 Brasileiros, 1 Nigeriano, 1 E.U.A., 1 Guineense
Benfica - 1 Inglês, 1 Angolano, 3 Brasileiros, 1 Guineense, 1 Camarões, 1 Gana, 1 Senegal
Belenenses - 1 Nigeriano, 1 Senegalês
Setúbal - 1 Suíço, 1 Angolano, 1 Brasileiro
Atlético - 1 Angolano
E. Amadora - 1 Senegalense, 1 Guineense
U.Leiria - 1 Guineense
Nacional - 3 Sérvios, 1 Inglês, 2 Brasileiros, 2 Croatas
Farense - 1 Cabo-Verdi ano, 3 Guineenses, 1 Angolano
Real Sport - 1 Holandês, 2 Brasileiros, 2 Moçambicanos
Torriense - 5 Brasileiros
Oeiras - 2 Cabo-Verdianos, 5 Brasileiros, 1 Guineense, 1 Rep. Dem. Congo
Estoril - 2 Angolanos, 1 Cabo-Verdiano
Louletano - 1 Sérvio, 2 Brasileiros, 1 Guineense
Pombal - 1 Brasileiro

Total - 93 Estrangeiros em 31 equipas


Juniores B

Guimarães - 1 Guineense
Padroense - 0 Estrangeiros
Varzim - 0 Estrangeiros
Vizela - 0 Estrangeiros
Freamunde - 0 Estrangeiros
Braga - 0 Estrangeiros
Diogo Cão - 0 Estrangeiros
P. Ferreira - 0 Estrangeiros
Penafiel - 1 Guineense
Vianense - 0 Estrangeiros
Barroselas - 0 Estrangeiros
Bragança - 1 Francês
Leixões - 0 Estrangeiros
U. Lamas - 0 Estrangeiros
Porto - 1 brasileiro, 1 Cabo-Verdiano
Académica - 1 Luxamburguês
Boavista - 1 Brasileiro
Naval - 1 Guineense
Feirense - 0 Estrangeiros
Candal - 0 Estrangeiros
Pasteleira - 0 Estrangeiros
Marialvas - 0 Estrangeiros
Académico Viseu - 0 Estrangeiros
Vilar Formoso - 0 Estrangeiros
Sporting - 2 Argentinos, 1 Guineense, 2 Brasileiros
Benfica - 1 brasileiro, 1 Georgiano, 1 guineense
Leiria - 0 Estrangeiros
E. Amadora - 2 Guineense, 1 Brasileiro, 1 Angolano
Real - 0 Estrangeiros
Odivelas - 0 Estrangeiros
Entroncamento - 0 Estrangeiros
Oeiras - 1 Italiano, 2 Guineenses, 1 Libanês, 3 Brasileiros
Atlético - 2 Guineenses
Castelo Branco - 0 Estrangeiros
Caldas - 0 Estrangeiros
Eléctrico - 1 Angolano
Belenenses - 1 S. Tomé Príncipe
Setúbal - 0 Estrangeiros
Pescadores da Caparica - 0 Estrangeiros
Corroios - 1 Angolano
Estoril - 1 Espanhol, 1 Guineense, 1 Cabo-Verdiano
Louletano - 1 Brasileiro
Barreirense - 1 Canadiano
Amora - 2 Cabo-Verdianos, 1 S.Tomé Príncipe, 1 Guineense, 1 Angolano
Imortal - 0 Estrangeiros
Vendas Novas - 0 Estrangeiros
Lusitanos VRSA - 0 Estrangeiros
Odemirense - 0 Estrangeiros

42 Estrangeiros em 48 Equipas


Então eu vendo esta disparidade do número de estrangeiros dos juniores B para os juniores A, pergunto:

O que fazem os grandes clubes aos jogadores portugueses, que tão bem serviram o mesmo durante pelo menos 9 anos quando estes passam ao escalão de juniores A?

Dispensa-los para clubes de menor dimensão é a solução, uma vez que têm estrangeiros para colocar...Mas será que os jogadores portugueses não têm valor?
Ter têm, o problema é que eles preferem os de fora mesmo sendo de qualidade inferior, o que acontece quase sempre.
Se repararem destes 93 jogadores de outras nacionalidades que se encontram nos juniores A, quantos ficarão no escalão superior do seu clube? - Principalmente em clubes como o Porto, Benfica ou Sporting...Será que os Portugueses não se conseguiriam afirmar??? - Dêem-lhes oportunidades.

A prova de que Portugal tem jogadores com imensa qualidade é de que estamos em 5º lugar na exportação de jovens para as principais ligas europeias ( Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França ), conforme texto acima.
Então, se conseguem jogar nos melhores campeonatos, porque será que não conseguem jogar no nosso?

Pergunto eu: - O que andamos nós " Treinadores de Formação " a fazer?
Porque perdemos nós tempo, ensinando os atletas e a motiva-los durante anos, tendo em vista o escalão mais alto do clube.

Eu sei que nem todos podem ser jogadores de futebol, mas a maior parte deles olha o futuro, vêem a realidade e desanimam, já que sabem que nunca iram ter oportunidades, uma vez que o clube vai efectuar mais uma "MÁ" compra, mais um estrangeiro sem qualidade, e eu como fico no meio disto? - "Porta da rua é a saída".

- "Procura outro clube", dizem eles.

Muitos atletas deixam de jogar futebol devido a estas situações, injustiças que são feitas diariamente, por isso continuamos a descer nos rankings, continuamos a não conseguir ganhar nada a nível europeu e mundial, tirando certas "ANOMALIAS DA PERFEIÇÃO". Tudo isto pela falta de qualidade dos jogadores a actuar em Portugal, descendo drásticamente a qualidade da nossa liga, e atenção porque não falo dos Portugueses, porque esses são BONS, são os melhores, é preciso e terem alguém que os acompanhe e lhes ensine o melhor caminho.

Espero profundamente que os nossos dirigentes mudem a mentalidade da compra e venda e comecem a tratar os jogadores PORTUGUESES da sua formação com mais respeito, já que estes o merecem.
Se até aos juniores B eles conseguem títulos nacionais com os "TUGAS", porquê depois disso dispensa-los e jogar com os de fora?


E NÃO ME CHAMEM DE RACISTA, PORQUE NÃO O SOU, VEJO É O FUTEBOL DE MANEIRA DIFERENTE.


Um abraço

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem nos visita...