Para que os nossos visitantes tenham uma melhor visualização deste Blogue aconselho a utilização do Firefox ou Safari.

terça-feira, 12 de junho de 2012

A lei das transferências


Eu como treinador de futebol sinto-me um pouco indignado com certas coisas que vejo no futebol hoje em dia, principalmente no que toca as transferências de jovens atletas. Não está em causa a formação, está em causa sim, tudo o que vem de trás e para onde pretende ir um jogador.

Não vou falar em nome de atletas ou clubes para não ferir susceptibilidades, vou falar sim, de casos concretos que aconteceram ou estão a acontecer comigo.

No ano transacto ( 2008/2009 ), depois da minha saída do clube onde trabalhava, decidi no final da época contactar um jogador assim como o clube, sabendo da possibilidade de mo libertarem com a dispensa da taxa de compensação, uma vez que o atleta também mostrou vontade em me acompanhar. Qual o meu espanto quando o clube em questão me solicita 2000€ de formação, para libertar o referido atleta.

Como já disse anteriormente, não está em questão o valor da formação, já que nunca disse que não o pagaria, está sim em questão o montante solicitado ( 2000€ ).
Eu vejo as coisas neste prisma, nesse clube os atletas pagam os equipamentos, e uma cota mensal (15€ até aos juniores C e 10€ até aos juniores A), Então qual é a moral de estar a pedir esse montante avolumado de 2000€?

Pior ainda, na época de 2007/2008 o Pedras Rubras deixou sair a custo 0€ dois atletas para a equipa de juniores desse mesmo clube, um deles chegou a efectuar jogos pelos seniores nessa temporada. Então onde pára o bom senso? Disseram eles que o Pedras deixou sair porque quis...É claro que foi porque o clube quis, mas acima de tudo, porque os miúdos quiseram.

Neste ano 2009/2010 voltei à carga, mas noutro sentido, tentei um atleta que já trabalhou comigo nos meus 4 primeiros anos de treinador, contactei o clube do conselho de Valongo, e mais uma vez levei um NÃO, a não ser que pagasse 2500€.
Posso-vos dizer que este caso, ainda o considero mais grave que o anterior. É que além do equipamento e a cota mensal paga pelos atletas ( 15€ ), ainda pagam a inscrição a associação.

Eu ainda ofereci 600€, mas foi recusado. Este atleta também está a ser cobiçado por um clube do nacional (duas divisões acima). Porque não deixam o miúdo evoluir? Com a qualidade que tem, vai ficar ali perdido mais um ano. Passa a sénior ( 1ªdistrital ), e mais um grande valor se vai perder. Penso que os clubes deveriam reflectir um pouco mais sobre este tipo de situações, já que por causa de leis ou mesquinhices(como queiram chamar) como estas, grandes jogadores deixam de jogar futebol.
O que fica a ganhar um clube com esta mentalidade?
Nada, já que ao segundo ano de sénior o atleta é livre.

O que nos leva a NÓS a fazer em situações futuras com os nossos atletas?
Como é óbvio teremos que agir da mesma forma, mas possivelmente temos um pouco mais de moral para o fazer, já que os nosso atletas acima dos 14 anos, não pagam para treinar ou formar.

Para mim, o grande prejudicado com este tipo de situação, é o futebol PORTUGUÊS.

Para reflectirem

Abraço

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem nos visita...