Para que os nossos visitantes tenham uma melhor visualização deste Blogue aconselho a utilização do Firefox ou Safari.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Quem faz o trabalho? - who does the planning?


Eu decidi escrever este post porque já é uma ideia que tenho vindo a aclarar desde à algum tempo atrás e que me faz alguma confusão.

Em conversa com amigos meus ( treinadores e professores ) assim como sabendo de algumas realidades de clubes conhecidos, apercebo-me que hoje em dia os treinadores ( técnicos principais ) já não são o que eram.
Neste momento os ditos treinadores ( como eu sou )já não fazem o trabalho de casa, não perdem tempo a elaborar os seus treinos, os seus exercícios, como defender nos cantos ( misto, zona, homem ) como sair em contra-ataque, enfim o seu modelo de jogo.

Do que me tenho apercebido das ditas conversas é que o treinador entrega ao professor todo esse trabalho, ele diz o que pretende ( mais ou menos ) e o professor elabora.
O que acontece com isto é que depois as coisas não saem como o técnico principal quer.

E porquê?

Fácil, não foi ele que elaborou os exercícios, não foi ele que esteve nos treinos a dizer como os queria ver efectuados( não foi ele que os fez), como queria as transições, as basculações ou as movimentações nos cantos, etc...etc....

De vez em quando lá diz uma coisita mas sempre de mãos nos bolsos. Depois chegam os jogos e as coisas não correm bem, de quem é a culpa? - Do professor? - Não, do técnico principal, ele é que não esteve activo durante a semana de trabalho, as suas ideias sobre o seu modelo de jogo não saem, porquê? - Porque ele não interferiu durante a semana.

O que neste momento muitos treinadores querem é ver o cheque no final do mês e dar o trabalho aos outros, e...se por acaso correr bem, ficar com todos os LOUVORES.

Atenção que eu não sou contra os professores porque eu também trabalho com um à 4 anos, assim como um técnico especifico de guarda-redes à 6 anos e, até nos damos lindamente pelo menos até a data, agora sabemos o nosso trabalho. Eu entrego-lhes o deles e fico com o meu, sem interferências.
É claro que conversamos muito, tiramos bastantes dúvidas em conjunto e, até lhes peço algumas ideias sobre exercícios para poder melhor algo, tenho inclusive alguns feitos pelo professor, mas no fim sou eu que estou no campo com a ajuda dele claro, mas...com as minhas ideias, pondo em prática o que pretendo, até pode não resultar, mas sou EU que lá estou, com o meu trabalho. Sou eu que no final dos treinos ou jogos vou para casa e penso porque sofri aquele golo, porque não marcamos outro, sou eu que vou para casa a pensar no que fazer para melhorar essa situação e não voltar a acontecer.

O que eu sou é contra alguns técnicos que nos andam a dar má fama, executando mal o seu trabalho e com isso, e bem, os professores aproveitam da melhor maneira possivél, ocupando o nosso espaço.

Fácil é ser treinador, difícil é executa-lo bem.

Com isto acabo com uma frase que já se encontra por aqui no meu blog mas vou voltar a repeti-la já que no meu entender se encaixa muito bem aqui.


"Não sou defensor de novos ou velhos treinadores de futebol, de novas ou de velhas metodologias, acredito simplesmente em bons ou maus treinadores, aqueles que atingem o sucesso e os que não "

José Mourinho

Agradecia que dessem a vossa opinião, já que até posso estar errado, mas escrevo com conhecimento de causa.

Abraço

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem nos visita...