Para que os nossos visitantes tenham uma melhor visualização deste Blogue aconselho a utilização do Firefox ou Safari.

terça-feira, 12 de junho de 2012

O mau exemplo de um treinador de futebol


Começo este post com duas defenições rápidas sobre o desporto rei, o FUTEBOL.

1ª O que é o FUTEBOL? ( o que o F.C.Pedras Rubras tentou fazer )
- É um desporto colectivo com bola onde se utiliza a recepcção, passe e drible, com o intuito de se chegar a baliza do adversário para fazer golo.


2ª O que é o ANTI-JOGO? ( o que o Progresso fez )
- É tudo que uma equipa faz para poder passar tempo e quebrar o ritmo de jogo ao adversário quando se apanha a ganhar ou com o objectivo de não perder.

Então é assim:
- Não estou aqui a escrever só porque perdi um jogo de futebol, já que na semana anterior ganhei e também critiquei o tipo de futebol praticado pelo Infesta. Escrevo sim por me sentir frustrado com tudo o que se passou hoje no campo do Progresso, não podendo fazer nada para que tal situação não acontecesse.

Começamos o jogo como ainda não tinha acontecido este ano, grande atitude, bom ritmo de jogo, excelente circulação de bola e várias oportunidades de golo não concretizadas por nós. Tudo isto durante 25 minutos sem que a equipa visitada conseguisse chegar perto da nossa área.

Mas infelizmente aconteceu o que eu não estava à espera, o golo do adversário ainda por cima aos trambolhões, isto muito perto dos 25 minutos de jogo.

Então foi quando o jogo acabou, a equipa do Progresso começou o seu golpe de teatro, com as bolas a demorarem a sair do guarda redes perto de 1 minuto, com a ajuda dos jogadores ( bates tu ou bato eu ), jogadores que com um toque de nada ficavam no chão a berrar à espera do massagista, e com isso mais 2 ou 3 minutos se passavam, bolas de lançamento para nós com os jogadores adversários a chutar a bola para longe etc...etc...e isto sempre com o Exmo Sr. Arbitro a assistir sem nada fazer, nem uma advertência.

Até que chegou o intervalo:

Pedi aos meus jogadores para tentarem fazer o golo o mais rápido possivél, porque senão iria ser muito dificil conseguir jogar, já que como eu conheço muito bem o treinador da equipa contrária já sabia o que me iria esperar.
Pedi-lhes para nunca perderem a concentração, mas isso foi impossivel.

Começamos com uma bola perigosa perto da área, mas de imediato começou o CIRCO.
Numa disputa dessa mesma bola, o jogador do progresso sofre uma falta normal, atirou-se para o chão a berrar sem ninguem lhe tocar, lá entrou o massagista 2, 3 minutos se passaram.
Logo de seguida e com a bola a jogar no meio campo o guarda redes cai, coitado estava cheio de dores, mais 5 minutos, ( dou muito valor ao massagista do progresso conseguia sempre tratar os jogadores de maneira a voltarem ao jogo).
Mais 2 minutos de jogo e lá estava outro jogador no chão, lá se passavam mais 3m.
Recomeçava a bola e lá caia o guarda redes novamente, mais 5 minutos, isto durante toda a 2ª parte.
Só o guarda redes foi assistido 4 vezes na 2ª parte e sempre com a bola a jogar longe da área.
O treinador abanava-lhe a cabeça e lá caía o moço.

Posso-vos dizer que um jogo de juvenis tem 40 minutos cada parte, e nesta 2ª devemos ter jogado 20m já com os 10 minutos de desconto que o arbitro deu.

Mas quem me dera a mim que esses minutos fossem seguidos...é que eles foram no global, pelo que podem imaginar a quebra de ritmo e a alteração do sistema nervoso por parte dos meus jogadores. sempre que tinhamos uma jogada perto do golo, lá caia um jogador.

Foi muito mau, um péssimo exemplo para que gosta de futebol.

No final do jogo a 1ª coisa que fiz foi ir falar com o treinador adversário e disse-lhe:

EU - " Ricardo, foi uma vergonha o que pediste aos jogadores para fazerem "

ELE - " Eu sei, mas isto é futebol "

Eu - " Futebol??? - Ricardo, isto não é futebol, é anti-futebol. "

ELE - " Pois, mas os pontos fazem-me falta. "


Ele até tem razão, os pontos fazem realmente falta, e quem os perdeu fomos nós, assim como os culpados para que esta situação acontecesse, já que se tivessemos feito os golos nas oportunidades que criamos, nada disto se tinha passado.

Só espero que um dia qualquer ele não venha a passar por uma situação igual, porque de certeza que ele iria sentir o que eu senti hoje durante 50 minutos.

Um abraço especial para os meus jogadores que tentaram aproveitar ao maximo os minutinhos que iam tendo para jogar.

REVOLTADO

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem nos visita...